Na lista da Fepam, está o Balneário Nova Palma, na Quarta Colônia, que constou como impróprio para o banho durante três semanas seguidas. Pelas últimas análises, as águas do Rio Soturno, em Nova Palma, mostraram-se limpas, o que permite que os banhistas podem se refrescar com maior segurança.
Os balneários que estão poluídos no Estado são o do Rio Piratini, em Pedro Osório, e do Rio Jacuí em São Jerônimo.
No total, 90 pontos foram monitorados ao longo deste verão em 43 municípios. A divulgação do último boletim levou em conta 59 pontos com coletas e análises realizadas pelo o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) nos balneários da praia do Laranjal, e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) nos demais balneários contemplados pelo programa. Já a divulgação dos 31 pontos monitorados pela Fepam no Litoral Norte se encerrou antes, em 17 de fevereiro.
O presidente da Fepam, Renato Chagas, comemorou o resultado do projeto, que é realizado desde 1979.
– Observamos que todos os pontos monitorados pela Fepam no Litoral Norte apresentaram condição própria para banho durante todo o período de veraneio. Também temos que comemorar os resultados dos balneários dos litorais Médio e Sul que, em sua maioria, indicaram condições de balneabilidade – afirma.
Chagas ainda destaca que essa conquista é mérito dos municípios.
– Um dos fatores que levaram a esse resultado positivo é, sem dúvida, o comprometimento dos municípios com infraestrutura para saneamento básico. O Balneabilidade encerra mais uma edição reafirmando a credibilidade do programa e a importância dele para o cidadão gaúcho – conclui.
Para conferir a tabela completa com os resultados do último boletim, consulte o site balneabilidade.rs.gov.br. E para acessar pelo web aplicativo é só entrar no Sistema de Balneabilidade.
PRÓPRIAS
Balneário Fernando Schilling, em JaguariBalneário Passo do Umbu, em São Vicente do SulBalneários Passo do Verde e São Simão, em Santa MariaPraia das Areias Brancas, em Rosário do SulBalneário de MataBalneário Passo das Tunas, em Restinga SêcaBalneário do Distrito de Ernesto Alves, em SantiagoPraia do Jacaquá e balneário Poço das Pedras, em São Francisco de AssisBalneário Nova Palma, em Nova Palma
Recomendações de segurança na água
Entre na água somente em local com condições próprias para banhoEvite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou em rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticosNão tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde
Fonte: Fepam